Disney Epcot: dicas para otimizar seu passeio

Os parques da Disney, localizados em Orlando Flórida atraem algumas centenas de milhares de brasileiros por ano. Esse é um destino que normalmente pode receber mais de 100 milhões de visitantes por ano, sendo que o Brasil tem se destacado como o terceiro maior mercado internacional para a região.

Com mais de 10 parques e uma infinidade de lojas, shoppings e outlets espalhados pela região, não foi atoa que Orlando conquistou o público brasileiro. O local tem mesmo seu charme e a diversão é garantida! Nesse conteúdo vamos abordar dicas importantes para você organizar sua viagem e otimizá-la da melhor maneira possível e entrar em detalhes sobre um dos parques mais amados: Epcot!

Bola do epcot durante o dia
Cartão de visita do Epcot durante o dia

Olá, muito prazer! Sou Fernanda Foggetti, publicitária, escritora e nômade digital. Meu foco geralmente está em destinos fora do turismo convencional, mas desta vez recebi um convite especial para visitar a Disney com minha família. Com a ajuda de um serviço de concierge, nossa experiência foi muito mais prática e aprendi muito ao longo do caminho! Agora, compartilho essas dicas com você para que sua viagem também seja inesquecível e descomplicada. Espero que aproveite!

Tudo o que você precisa saber antes de ir para a Disney

Ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, os parques da Disney foram se desenvolvendo, com isso passaram a receber cada vez mais turistas, e consequentemente, gerando um ciclo virtuoso de muito sucesso e crescimento. Eles renovam atrações, criam novas experiências e se despedem das que se tornaram obsoletas. É um mundo vivo, em constante evolução. Além disso, o uso avançado de tecnologia e inteligência artificial torna a experiência de fato, mágica. E por isso, o número de visitantes só aumenta.

Não podemos deixar de falar sobre as famosas filas, que não levam uma fama muito boa, não é mesmo? Bom, hoje a tecnologia também é uma grande aliada dos visitantes e pode ser usada para tornar a sua experiência muito mais cômoda. 

Como melhorar sua experiência:

  • Contrate serviços de especialistas: existem pessoas especialistas em Disney. Isso significa que elas sabem exatamente como te ajudar não só a planejar seu roteiro, mas também te auxiliar em tudo enquanto você está lá, porque acredite, é um mundo à parte e com suas particularidades, então pode ser sim interessante ter alguém para contar, te ajudar com agendamentos de atrações, entrar nas filas online, ou para tirar dúvidas do momento.
  • Baixe os aplicativos: os parques de Orlando contam com aplicativos para você baixar e ter facilidades como a de ter um mapa dinâmico em mãos, checar tempo de espera na fila para cada atração, evitar ficar em pé por horas na fila, acesso a lista de restaurantes, entre outras facilidades.
  • Use o Genie+ e entre em filas virtuais: com o Genie+ (app do Disney World) e aplicativos de outros parques você pode entrar em filas virtuais, o que significa que quando chegar a sua vez você será avisado, ou já receberá a informação de qual é o seu grupo e qual o horário que seu grupo poderá ir na atração sem ficar em pé na fila.
  • Agende atrações: em algumas atrações é possível realizar o agendamento para sua vez ou a vez da sua família para um horário disponível. Assim você sabe que pode ir nesse horário determinado, sem ficar pegar fila.
  • Planeje um roteiro dentro do parque: com os mapas dinâmicos, que atualizam tempo de espera em cada atração e mostram horários de shows, você consegue ver onde está e qual o melhor itinerário a seguir. Além disso, se você contratar o serviço de um especialista em Disney, o(a) profissional te dará sugestões precisas e detalhadas de como aproveitar cada parque da melhor maneira e de acordo com a época do ano.
  • Chegue cedo: é realmente muito importante chegar cedo, especialmente em alta temporada. Alguns parques possuem uma variedade muito grande de atrações e shows e logo cedo você consegue aproveitar algumas atrações com menos filas. Além disso, para conseguir passar por tudo o que deseja fazer, pode levar tempo e os parques são grandes.
  • Compre passe para “furar fila”: sim, os passes express, ou famosos “fura filas” são realmente uma bênção, especialmente em alta temporada. Mesmo na baixa, os parques do Disney World e Universal Studios podem estar cheios o suficiente para te fazer esperar umas boas horas na fila e isso realmente não é nada agradável. 
  • Use a fila de “single riders”: se você não faz questão de ir em grupo nas atrações, as filas de “single riders” (“visitantes sozinhos”), pode te ajudar a poupar tempo de espera, mas isso não é uma regra, às vezes elas ficam fechadas por já estarem cheias o bastante para não compensar.
  • Reserve restaurantes antecipadamente: as opções mais famosas esgotam rapidamente.

Eu e minha família usamos e abusamos de todas essas facilidades: contratamos o serviço de uma especialista, baixamos os aplicativos, realizamos agendamentos de atrações, entramos em filas virtuais, e usamos e abusamos do nosso passe de fura fila. Isso nos deu a liberdade de irmos mais de uma vez nas atrações que mais gostávamos, otimizou muito nosso tempo e sem dúvida tornou a experiência muito mais proveitosa. Fomos embora agradecendo pela decisão de investir e adotar todas essas medidas, por isso indico que, se possível, façam o mesmo! 

Como chegar e como se deslocar por Orlando:

Orlando possui aeroporto internacional (MCO) e voos direto do Brasil. Para se deslocar entre hospedagem, parques e pela região, a melhor maneira e praticamente única é alugando um carro. Se você estiver hospedado(a) dentro do Walt Disney World Resort, é possível se deslocar entre os parques da Disney de teleférico, trens e ônibus. Já se você estiver hospedado(a) nas opções da Universal Orlando Resort, você pode se deslocar entre os parques da Universal com o ônibus oferecido por eles a cada 5-10 minutos. Porém, para se deslocar para outros lugares ou parques fora do complexo em que você estará hospedado, será necessário um carro alugado, táxi ou motoristas de aplicativo.

Onde se hospedar:

Tanto o Walt Disney World Resort quanto o Universal Orlando Resort oferecem uma série de opções de hospedagens, com várias facilidades e benefícios por serem diretamente relacionadas aos principais parques. Eu e minha família nos hospedamos no Universal Endless Summer Resort e amamos! Tivemos uma experiência maravilhosa, o apartamento era grande, camas confortáveis, toalhas maravilhosas, serviço de quarto diariamente, variedade de restaurantes no Lobby, piscina, academia, excelente localização, estacionamento, transporte direto para os parques da Universal etc.

Além disso, algumas das outras opções amadas pelo público brasileiro são o Florida Mall Hotel, Holiday Inn, Hyatt Place e Marriott. 

Dica extra: se por acaso decidir se hospedar no Endless Summer Resort, não deixe de tomar café da manhã tradicional americano no IHOP, é uma delicia, acessível e a comida vem muito farta!

Quando visitar:

Lembre-se que estamos falando do Hemisfério Norte, então as estações do ano são diretamente opostas às nossas no Brasil. Quando estamos no verão, eles no inverno, quando estamos no outono, eles na primavera. A Flórida é um estado que não faz tanto frio quanto a maioria dos estados americanos, porém, no inverno as temperaturas podem chegar a 10ºC, mesmo que isso não seja comum. 

É importante pensar em “baixa e alta” temporada. Se você tem a possibilidade de ir na baixa, aproveite. Isso pode te ajudar a escapar de horas e mais horas de filas. A alta temporada é sempre nas férias escolares ou feriados importantes como Natal e semana de ano novo. Eu fui na primeira e segunda semana de dezembro, antes do auge das férias escolares, e sinceramente achei o momento ideal! Os parques não estavam muito lotados, pouca fila, mesmo para quem não tinha os passes de furar fila. A temperatura estava agradável e não pegamos quase nada de chuva.

Por do Sol no Epcot Disney World
Pôr do Sol visto do Epcot

Epcot: Uma Jornada Pelo Futuro e Pelo Mundo

O Epcot, um dos quatro parques temáticos do Walt Disney World Resort, encanta os visitantes ao combinar inovação tecnológica com uma celebração vibrante da diversidade cultural. É dividido em duas áreas principais: World Celebration e World Showcase. O parque oferece experiências únicas para todas as idades. 

World Celebration e World Nature: Explorando o Futuro e a Sustentabilidade

Essas áreas refletem o compromisso do Epcot com ciência, criatividade e sustentabilidade. Entre os destaques, estão atrações interativas que conectam os visitantes ao mundo natural e ao avanço tecnológico:

  • Spaceship Earth: situada no icônico globo geodésico, esta atração explora a história da comunicação humana, desde as pinturas rupestres até a era digital.
  • Journey of Water, Inspired by Moana: um passeio interativo que celebra o ciclo da água, misturando ciência e a magia do filme “Moana”.
  • Soarin’ Around the World: um simulador de voo que leva os visitantes a paisagens deslumbrantes ao redor do mundo.
  • The Seas with Nemo & Friends: um aquário gigante com atrações educativas, e um brinquedo do Nemo.

World Showcase: Um Passeio Cultural pelo Mundo

O World Showcase é um dos maiores atrativos do Epcot, reunindo 11 pavilhões que representam países dos cinco continentes. Cada pavilhão oferece uma imersão completa em cultura, arquitetura, gastronomia e entretenimento.

Destaques dos Pavilhões:

  1. México: um passeio de barco leva os visitantes a uma jornada cultural, enquanto restaurantes oferecem pratos típicos, como tacos e margaritas.
  2. Noruega: atração “Frozen Ever After” e arquitetura que evoca vilarejos escandinavos.
  3. China: um show audiovisual em 360 graus e culinária autêntica.
  4. Alemanha: salsichas, pretzels e cervejas em cenários inspirados em vilarejos bávaros.
  5. Itália: saboreie massas e pizzas em réplicas de cenários icônicos, como Veneza.
  6. Estados Unidos: um mergulho na história americana com apresentações musicais.
  7. Japão: shows, produtos culturais, sushi e ramen.
  8. Marrocos: arquitetura vibrante e pratos como cuscuz e tajine.
  9. França: delicie-se com crepes  e outras comidas típicas, e experimente a atração “Remy’s Ratatouille Adventure”. No nosso caso, fomos na atração e em seguida fomos ao restaurante Les Chefs experimentar o prato Ratatouille, igualzinho o do filme da Disney!
  10. Reino Unido: pubs, arquitetura clássica e muito fish and chips (peixe e batata frita), combinação famosa entre os ingleses.
  11. Canadá: shows que destacam as maravilhas naturais do país, comidas típicas e inclusive uma pipoca deliciosa com maple syrup!
Construção com arquitetura do marrocos no epcot
Pavilhão do Marrocos

Novas Atrações e Transformações Recentes

Como mencionei anteriormente, o Epcot, assim como todos os parques da Disney, está em constante evolução. Entre as atualizações mais recentes estão:

  • Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind: uma montanha-russa de alta tecnologia que mistura adrenalina, humor e trilha sonora animada. Dica: entre na fila virtual ou agende sua visita. Essa pegamos uma fila de uma hora mesmo agendando nossa visita, mas valeu a pena!
  • Harmonious: um espetáculo noturno deslumbrante com fogos de artifício, luzes e música que celebram a diversidade cultural.
  • Play Pavilion: um novo espaço (em desenvolvimento) que promete experiências interativas para toda a família.

Festivais Anuais: O Epcot Sempre em Transformação

Uma das características mais marcantes do Epcot são seus festivais sazonais, que transformam o parque em eventos únicos durante todo o ano:

  1. Festival of the Arts (janeiro a fevereiro): celebra todas as formas de arte, com exposições, performances e workshops.
  2. Flower & Garden Festival (março a julho): jardins temáticos e esculturas feitas de plantas.
  3. Food & Wine Festival (julho a novembro): um paraíso gastronômico com pratos e bebidas de todo o mundo.
  4. Festival of the Holidays (novembro a dezembro): celebrações natalinas com shows, culinária típica e decorações festivas. 
  5. Candlelight Processional (novembro a dezembro): é uma tradição imperdível para quem visita o Epcot durante o final do ano, é uma apresentação de coral com velas celebrando o nascimento de Jesus.

Onde comer e experiências gastronômicas imperdíveis

O Epcot é o parque no Walt Disney World Resort mais recomendado para amantes da gastronomia. Entre as opções mais populares estão:

  • La Cava del Tequila (México): especializado em coqueteis de tequila.
  • Via Napoli (Itália): famoso por suas autênticas pizzas napolitanas, pastas deliciosas e vinhos italianos.
  • Le Cellier Steakhouse (Canadá): um restaurante sofisticado com cortes de carne premium.
  • Les Halles Boulangerie-Patisserie (França): uma padaria irresistível com doces tradicionais franceses.
  • Chefs de France (França): restaurante francês sofisticado com as mais variadas especialidades francesas, inclusive o Ratatouille, que ficou ainda mais famoso com a animação da Disney.

Por que escolher o Epcot?

Se você acompanha nossa revista, é fã de explorar o mundo ou é uma pessoa curiosa sobre as diferentes formas de viver nesse planeta! Na minha opinião, o Epcot com sua temática de mundo e países, pode ser o parque ideal para você que gosta de provar comidas de diferentes lugares e testemunhar shows e celebrações de diferentes culturas.

Seja explorando o futuro no World Celebration ou viajando pelo mundo no World Showcase, no Epcot é um convite para aprender, usar a imaginação, se divertir e sonhar.

Mais populares

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS

NBA Orlando Magic

O que fazer em Orlando além da Disney?

Orlando é uma cidade na Flórida, estado no extremo sul dos Estados Unidos, mas para nós brasileiros, parece até que “Orlando” e “Florida” viraram sinônimos de “Disney”. Porém a verdade

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS