O turismo moderno é sobre aquela maravilhosa oportunidade de explorar novos lugares, experimentar culturas diferentes e esbarrar em uma horda de turistas lotando locais instagramáveis. Sim, o overturismo é real, e está transformando destinos dos sonhos em pesadelos lotados. Vamos dar uma olhada em alguns desses lugares que, de tão populares, perderam a graça.

1. Machu Picchu, Peru
Lembra daquele sítio arqueológico místico, envolto em névoa, que você sempre quis visitar? Bem, agora é mais fácil encontrar uma multidão do que um momento de paz. Com mais de um milhão de visitantes anuais, as autoridades peruanas tiveram que impor restrições de entrada. Mas, claro, isso não impede as massas de invadir o local e transformá-lo em um dos destinos mais lotados do mundo.

2. Rockefeller Center, Nova York
Você tem o sonho de patinar no gelo no Rockefeller Center, cercado por luzes natalinas? Na realidade, é mais provável que você passe mais tempo na fila do que no gelo. E aquele momento mágico sob a árvore de Natal gigante? Prepare-se para disputar espaço com milhares de outros turistas com o mesmo objetivo.

3. Banff National Park, Canadá
Imagine-se em meio à natureza intocada, respirando ar puro e apreciando paisagens deslumbrantes. Agora, acrescente cinco milhões de visitantes anuais, estacionamentos lotados antes do amanhecer e ecossistemas sobrecarregados. Bem-vindo a Banff!

4. Santorini, Grécia
A ilha dos sonhos, com suas casas brancas e cúpulas azuis, agora é o paraíso dos cruzeiros que despejam milhares de turistas diariamente. As ruas estreitas de Oia se transformaram em um mar de gente, e os moradores locais já não sabem mais onde esconder-se.

5. Phuket, Tailândia
Praias paradisíacas, vida noturna agitada e congestionamentos dignos de metrópole. Phuket se tornou vítima de sua própria fama, com praias lotadas e um charme que se mantém mas agora entre os vendedores ambulantes e turistas barulhentos.

6. Takeshita Street em Harajuku, Tóquio
O epicentro da moda jovem japonesa agora é mais conhecido por suas multidões sufocantes e locais lotados do que por suas tendências. As lojas locais deram lugar a cadeias internacionais, e aquela crepe famosa? Prepare-se para uma longa espera.

7. Fontana di Trevi, Roma
Jogar uma moeda na Fontana di Trevi para garantir o retorno a Roma soa encantador, até você perceber que está espremido entre centenas de outros turistas com o mesmo plano. A experiência mágica se perde na batalha por um espaço na beira da fonte.

8. Oia, Santorini
Sim, Santorini merece menção dupla. O pôr do sol em Oia é famoso mundialmente, mas boa sorte tentando apreciá-lo enquanto disputa espaço com uma multidão armada de câmeras e smartphones. Os caçadores de pôr-do-sol transformaram esse destino em um dos mais lotados do mundo e a serenidade do momento se perde na confusão.

9. Dubrovnik, Croácia
A “Pérola do Adriático” ganhou ainda mais fama após servir de cenário para “Game of Thrones”. O resultado? Cruzeiros despejando milhares de fãs diariamente, transformando as ruas medievais em um parque temático lotado. Veja aqui como o local se tornou a Disneylândia de Game of Thrones.

10. Bali, Indonésia
O paraíso dos influenciadores digitais, onde cada canto é uma oportunidade de foto. Infelizmente, o tráfego caótico e as praias lotadas fazem você questionar se vale a pena seguir a moda.

O overturismo é o lembrete de que, às vezes, menos é mais. Antes de seguir a multidão para o destino que está em alta, que tal considerar alternativas menos conhecidas? Afinal, viajar deveria ser mais sobre relaxar e descobrir o mundo, do que postar uma foto no instagram.
Veja também: Como Comer Bem e Gastar Pouco Enquanto Viaja Pelo Mundo