O que tem para fazer em Ilhabela?
A ilha oferece uma variedade incrível de atividades para todos os públicos. Desde praias até passeios culturais e aventuras ao ar livre.
As Praias
Algumas das mais de 40 praias do local precisam estar na sua lista de atividades. Entre as mais recomendadas estão a praia do Curral que é conhecida por sua infraestrutura e atividades aquáticas como caiaque e stand up paddle. A praia do Veloso também é parada obrigatória e apresenta um bônus para quem tem crianças por causa das suas águas calmas e transparentes.
AS PRAIAS DO SUL DA ILHA
Praia do Curral
A mais badalada entre as praias da Ilha, com seus 400m de extensão, a praia do Curral possui uma excelente infraestrutura com algumas pousadas ,bares e restaurantes com serviços de praia. Depois que o sol se põe o local reúne muitos jovens e ganha uma energia incrível durante a noite. A praia é facilmente acessível por carro ou transporte público a partir da balsa que liga o local ao continente. Paradisíaca, ela atrai muitas pessoas e você não pode deixar de passar por lá.
A Praia da Feiticeira
A Praia da Feiticeira tem uma faixa de areia fina e clara, com águas cristalinas que favorecem, por exemplo, o mergulho para observar a rica vida marinha. O acesso ao local, pode ser feito através de trilhas em meio à natureza que oferecem muitas aventuras. Em suma,o seu entorno oferece a beleza natural e a tranquilidade que todo mundo procura quando o objetivo principal da viagem é relaxar.
A Praia do Bonete
Como as praias citadas anteriormente, a praia do bonete não poderia deixar de ser citada porque ela pode ser uma aventura completa. Atravessada por uma mata nativa e com uma vista espetacular, a praia do bonete tem uma comunidade local com uma forte conexão com o mar e a terra, além da estrutura adequada que preserva o seu toque rústico e autêntico. Quando estiver por lá não se surpreenda se você experimentar a verdadeira hospitalidade caiçara.
O NORTE DA ILHA
A Praia da Armação
Um dos melhores locais da ilha para praticar esportes de vela, a Praia da Armação é uma boa opção para variados públicos, porque você vai encontrar uma igrejinha de um lado (Capela Imaculada Conceição), uma trilha do outro e uma escola de esportes náuticos. Em seus 650 metros de extensão a praia oferece uma vista belíssima e aventuras como a prática de windsurf.
Praia de Pacuíba
” O tesouro escondido de Ilhabela”, é assim que a Praia de Pacuíba é descrita não só por quem já esteve no local mas pelos inúmeros portais de viagens que falam a respeito dela. Distante da estrada, pequena e com algumas árvores, a praia dispensa o uso do guarda sol, e se você curte mergulhar, Pacuíba pode ser um ótimo local para fazer isso, durante a maré baixa, ela vira point de mergulho.
Praia do Jabaquara
Um outro tesouro de Ilhabela, a praia de Jabaquara é uma das mais preservadas, e é cortada por dois riachos, um em cada ponta, que compõem a bela paisagem. Jabaquara como tantas outras praias de Ilhabela conta com uma infraestrutura muito boa, com uma variedade de quiosques e restaurantes que servem porções fartas e drinks, estacionamento e banheiros com ducha de água doce.
O OUTRO LADO DA ILHA…
Praia de Castelhanos
Uma das praias mais bonitas do país, a Praia de Castelhanos tem seus encantos. Um dos principais destinos visitados na ilha, a praia é perfeita para quem quer aventuras no nível hard, isso porque os acessos ao local são muito restritos e tem que ter muita disposição para percorrer. Para você ter uma noção, a trilha para chegar à praia tem uma extensão de 15Km e somente carros 4×4, motos ou bicicletas são permitidos, no entanto, se tiver coragem poderá fazer esse mesmo trajeto caminhando.
Os Passeios de Escuna
É uma ótima maneira de explorar a Ilhabela através de passeios de barco que vão te levar a praias desertas e paradisíacas da região, como a Praia do Bonete e a Praia de Castelhanos.
Mergulho
Se você curte praia essa é uma opção incrível. A ilha tem inúmeros pontos de mergulho, onde é possível observar uma vida marinha muito rica que inclui peixes, estrelas marinhas, tartarugas, cavalos marinhos, raias, polvos e corais. A Ilha das Cabras é a mais indicado para mergulhadores iniciantes quanto experientes.
Cachoeiras e Trilhas
Com mais de 20 cachoeiras e muitas trilhas pela Mata Atlântica, Ilhabela é um prato cheio para os aventureiros. A Cachoeira do Paquetá, por exemplo, oferece uma bela vista para o mar e é fácil de chegar lá por uma trilha que não apresenta muitas dificuldades. E as trilhas? Quais as principais?
Trilha para o Bonete
A depender de onde você vai partir, a trilha para o Bonete pode ter uma extensão entre 12 e 15 Km, e a caminhada tem a possibilidade de durar de 4 a 6 horas. Atravessando a Mata Atlântica, a trilha oferece a vista da beleza natural do local, e no final dela, um prêmio: a praia do Bonete. A Praia é reconhecida pela sua beleza, e ondas enormes para quem curte surfar.
Travessia para Castelhanos
Castelhanos oferece uma imersão na Mata Atlântica, nos seus 22 Km, ao conectar o lado oeste e leste da ilha. No final da trilha, tal qual a Bonete, uma surpresa: a bela praia de Castelhanos. A travessia completa pode durar cerca de 8 a 10 horas, por isso, é preciso se preparar fisicamente, e reservar bastante água, protetor solar e repelente.
Trilha para o Pico do Baepi
Com uma distância de cerca de 6 km, ida e volta, o Pico do Baepi oferece uma das vistas mais espetaculares de Ilhabela. Do local, é possível ver toda a ilha. Para fazer essa trilha, contudo, é importante estar em ótima forma física já que o percurso pode durar entre 3 a 5 horas e demandar esforço para caminhar por partes bem inclinadas.
Ilhabela e a Cultura Caiçara
Ilhabela é muito rica culturalmente. A cultura caiçara é pautada na celebração com o meio ambiente. As práticas de pesca, agricultura e a construção são realizadas com respeito à natureza, utilizando técnicas tradicionais. O artesanato também se destaca: a confecção de canoas de um único trono, redes de pesca e cerâmicas, são amostras dessa fusão entre a natureza e a criatividade. As festas e celebrações locais, também estão conectadas a esse tecido social caiçara com suas raízes religiosas e pagãs.
E já que estamos falando sobre a cultura local, que tal falarmos sobre o evento mais importante da ilha?
A semana Internacional de Vela de Ilhabela
O maior encontro de vela na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, dividindo os barcos de tamanhos e classes diferentes. Em torno de 120 veleiros de vários estados participam dessa semana no Litoral de São Paulo. Realizadas no mês de julho, por tradição, o evento mobiliza o turismo da ilha. No ano de 2024, a 51° edição vai acontecer entre os dias 20 e 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), e vai incluir regatas como a Vela do Amanhã, que no ano passado reuniu quase 200 crianças e adolescentes de projetos sociais. Para mais informações sobre o evento basta acessar o site oficial da Ilhabela.
A gastronomia em Ilhabela: o que tem pra comer?
A culinária de Ilhabela é influenciada pela cultura caiçara, com ênfase em frutos do mar, por isso os pratos típicos incluem:
- Camarão na moranga: Camarão cozido em uma abóbora com molho de tomate e creme de leite.
- Peixes locais: Preparados de diversas formas, muitas vezes acompanhados de pirão.
- Peixe com Banana Verde: Utiliza peixe fresco, geralmente garoupa ou robalo, cozido com bananas verdes e temperos. A combinação de sabores doces e salgados é uma característica marcante da culinária caiçara.
- Azul marinho: Um prato feito com peixe fresco, típico do litoral, cozido com banana-da-terra e acompanhado de farinha de mandioca. O nome vem da coloração azulada que o prato adquire, devido à reação química entre os taninos da banana e o iodo presente no peixe.
- Caldinho de peixe: Uma sopa leve e saborosa feita com peixe, tomate, cebola, coentro e outros temperos, perfeita para os dias mais frios à beira-mar.
As Hospedagens
Há opções para todos os bolsos, desde pousadas mais acessíveis até resorts de luxo, mas é necessário reservar com antecedência para garantir melhores preços, especialmente durante a alta temporada (Dezembro a Fevereiro e feriados nacionais).
Se você ainda não decidiu onde vai se hospedar, a Reserva Ilhabela, pode ser uma excelente escolha. Da reserva até o check-in, todo o processo é virtual, o smart hotel apresenta um conceito inovador de estadia cheio de praticidade. Perfeitamente adequado à natureza com as suas políticas de carbono zero e lixo zero, o hotel fica a 200 metros da praia da Feiticeira. Acesse o nosso instagram (@TripMundão), clique na bio para obter o cupom exclusivo ‘hospedagem ilhabela’.
Quer saber mais sobre a Reserva Ilhabela? Basta clicar aqui: https://tripmundao.com/reserva-ilhabela/
Como Chegar?
A região de Ilhabela é acessível por meio de uma balsa que parte do município de São Sebastião em São Paulo. A viagem da capital Paulista até o município pode ser feita de carro ou ônibus, levando aproximadamente 3 a 4 horas. Após a chegada a São Sebastião, a balsa parte até a ilha e a viagem dura cerca de 20 minutos. Durante feriados e fins de semana pode haver filas longas, por isso, é importante se programar.
A Ilhabela é um local que vale a pena conhecer,se planejar com antecedência, é possível conhecer cada centímetro da região e garantir uma experiência agradável e muito enriquecedora.