Lisboa, a capital Portugal, é um destino que encanta com sua rica história, cultura diversificada e paisagens deslumbrantes. Conhecida por suas colinas cobertas de azulejos coloridos e uma atmosfera descontraída, a cidade combina tradição e modernidade de maneira única. Neste texto, exploraremos os principais pontos turísticos, a gastronomia local e as curiosidades que tornam Lisboa um lugar imperdível para qualquer viajante.

Quando ir?
Como outros países da Europa, Portugal, mais precisamente Lisboa, não tem uma época ruim para ser visitada. Boa parte dos países são incríveis e valem a visita independente da época, se baixa ou alta temporada, se verão ou inverno, Lisboa é magnífica. No entanto, o único obstáculo que pode aparecer são as expectativas que temos quando decidimos viajar para um país totalmente novo.
No inverno português você encontra um clima mais fresco, com temperaturas entre 8°C e 10°C. Entre novembro a fevereiro, a estação é bem marcada, como todas as outras no continente. O inverno por lá não é nenhum bicho de sete cabeças, no pior dos casos, você vai encontrar aquele vento gelado mas com aquele céu azul e iluminado.
A primavera, que acontece de março a maio, deixa a cidade mais colorida, iluminada, com ruas movimentadas e o clima mais leve, com temperaturas perto de 20°C. Os dias mais frescos ou de calor mais forte fazem parte dessa época, prepare-se também para possíveis chuvas.
O verão, de julho a setembro, sofre alguns picos de calor, e é um momento que a cidade ferve. As férias escolares, e a chegada de visitantes nesta temporada, elevam o valor das acomodações. Nessa época não chove mas em compensação você pode gastar um pouco mais do que em outras.
No outono, entre outubro e novembro, as temperaturas vão esfriando aos poucos, em uma média de 18°C. Um pouco mais nublado, e um período bem chuvoso, essa estação proporciona preços mais acessíveis, o que significa que é o momento ideal para aproveitar a capital portuguesa para você que procura diversão sem abrir mão do orçamento.
Como Chegar?
Há voos diretos para a capital portuguesa que saem de todas as regiões do Brasil. Só para você ter uma ideia, de locais como Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre e Brasília saem voos diretos para Lisboa através da Companhia portuguesa TAP. A Azul oferece voos saindo de Campinas, em São Paulo.
✈️ Quer transformar suas milhas em viagens incríveis como essa?
👉 Clique aqui e garanta o nosso eBook exclusivo sobre milhas e aprenda a voar mais gastando menos!
Chegou no aeroporto e não sabe como chegar no centro de Lisboa? Vem que a gente te ajuda nessa!!
De metrô, de ônibus ou de trem, você chega em Lisboa sem enfrentar grandes obstáculos. O metrô funciona diariamente das 06h30 a 1h, e para usá- lo você deve adquirir o cartão Viva Viagem no próprio local, na máquina da estação, o custo dele deve sair em torno de (0,50 £) enquanto que crianças de até 3 anos não pagam.
A partir disso, você deve sempre carregar o cartão cada vez que tiver planos de conhecer muitos lugares. Resumindo, esse cartão é o equivalente ao nosso bilhete único. Compre, carregue e use a medida dos seus planos de viagem. Clique Aqui para mais informações (site do metrolisboa).
Há uma estação de metrô dentro do aeroporto Humberto Delgado, um dos principais do país. Em uma viagem de pouco mais de 30 minutos da linha vermelha, você já vai estar na capital. Caso você vá a outros pontos de Portugal, será necessário trocar de linha, mas nada que vá demandar grandes esforços.
De ônibus, as linhas 705,722, 744, 783 e 208 fornecem uma conexão direta do aeroporto ao centro da cidade de Lisboa. Em 30 minutos é o tempo que leva para chegar ao local, mas esse tempo pode ser alterado dependendo do ponto que você vai descer e do fluxo do trânsito na cidade. O custo da passagem fica em torno de £1,65 e o horário de funcionamento é de 06h30 às 20h40, mas pode variar dependendo do dia da semana e dos feriados. Consulte o site carris para ver com mais detalhes.
De carro, só faz sentido se você pretende visitar outros locais para além da capital, como Algarve, Alentejo e Vale do Ouro. Mas como em outros destinos internacionais, o trânsito local costuma ser um caos e alugar um carro pode causar mais estresse do que facilidade ao seu trajeto.
Por falar em facilidade, a Comparar Seguro de Viagem, é mestre em facilitar a vida de seus clientes. A mais de uma década no mercado de seguros de viagem e tudo que corresponde a santificação e confortabilidade do cliente, na Comparar você encontra o Seguro Viagem Europa e com o nosso cupom tripmundão10off, você fecha a sua compra com aquele preço camarada e ainda garante a sua segurança em caso de alguma surpresa durante a sua viagem.
O que Fazer?
Não é novidade para ninguém que boa parte dos brasileiros visitam a capital lusitana pela conexão que temos. O processo de formação cultural e histórico do que significa ser brasileiro atravessa Portugal e por isso milhares de conterrâneos passam por lá todos os anos. Paisagens deslumbrantes, ruas com prédios coloridos, tradução e modernidade, passado e futuro, coexistindo, assim é Lisboa. Mas vamos especificar essa conversa e descobrir juntos o que essa cidade tem a oferecer?
O Castelo de São Jorge, a Praça do Comércio, o Elevador de Santa Justa e a Praça da Figueira estão entre os pontos turísticos mais visitados. Não deixe de passar por lá, e lembre-se que eles ficam em bairros próximos, Alfama, Baixo e Bairro Alto, por isso, é possível ir de um lugar para o outro caminhando. Ou aproveite e use os icônicos e históricos elétricos de Lisboa para se locomover.





No bairro de Belém, no Mosteiro dos Jerônimos, você vai conhecer um pouco da história da cidade. Encontre claustros com intrincados detalhes esculturais, tetos abobadados e belos pátios e jardins. Esse passeio, nessa igreja católica construída para comemorar a viagem de Vasco da Gama à Índia.
No mesmo bairro, você encontra também o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, Museu Coleção Berardo, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a Confeitaria de Belém, onde você encontra os famosos pastéis de Belém e outras especialidades como a marmelada de Belém, bolo inglês, bolo Rei, entre outros.



Os museus de Lisboa recebem milhares de pessoas. Se você quiser compreender o processo de construção e desenvolvimento da cidade vá ao Museu Nacional do Azulejo e ao Museu do Fado.
O Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento e o Teleférico, representam a modernidade portuguesa. Essas atrações ficam em uma região conhecida como Parque das Nações, à beira do rio Tejo, no meio das ruas largas e construções mais atuais. Clique aqui para os ingressos do Oceanário e do teleférico de Lisboa.
Em Cais do Sodré, na beira do Rio Tejo, a vida noturna é vibrante. De lá você pode caminhar para outras regiões como Chiado, Baixa, e Alfama. O Time Out Market entra na lista de mercados que vale a pena visitar. Com uma ampla praça de alimentação, e um polo gastronômico com grandes nomes, o Time Out é uma atração e tanto.
Onde Ficar em Lisboa
Os melhores bairros para se hospedar ficam nos Bairros Altos, Príncipe Real, Bairro Alfama, Cais do Sodré e no centro de Lisboa. Confira aqui uma lista com todas as hospedagens disponíveis em cada região citada.
No Bairro Alto e o Príncipe Real, estão conectados pela sua cultura que reúne o antigo e o moderno. Brechós, lojas alternativas, galerias de arte e restaurantes são algumas das coisas que você vai encontrar por lá. Você pode ir de um bairro a outro de ônibus ou qualquer outro transporte que esteja disponível. Os hotéis recomendados são a Casa Oliver Boutique B & B e o Memmo Príncipe Real.
A Casa Oliver Boutique está situada na praça do Príncipe Real em um complexo histórico reformado com vários edifícios e oferece quartos com design moderno, janelas enormes e decoração retrô exclusiva.
Já no Memmo Príncipe Real, você vai receber tratamento de uma verdadeira celebridade. O serviço de primeira classe, em um dos bairros mais elegantes de Lisboa, inclui produtos de luxo como da marca Hermés nos banheiros privativos, uma piscina e lounge ao ar livre, um restaurante que celebra as raízes Lusófonas, entre outras.
No Bairro Alfama, você encontra o Eurostars Hotel Company. 5 estrelas, o hotel fica às margens do Tejo em um prédio histórico e apresenta uma exposição arqueológica permanente. Instalações modernas, piscina coberta, restaurante, sala de massagem e banho turco, são algumas das comodidades oferecidas pelo hotel.
O LX Boutique Hotel é lindo por dentro e por fora. Com uma arquitetura característica portuguesa, os quartos elegantes e a estrutura com ar condicionado, frigobar e banheiro privativo atraem o grande público. De lá, com alguns minutos de caminhada, você pode encontrar restaurantes diversos como a japonesa ou a comida tradicional portuguesa.
O My Story Hotel Ouro, no centro de Lisboa, com pontuação 8.6 no Booking, possui ótimas comodidades. Wi-Fi gratuito, excelente localização, perto do metrô e quartos muito confortáveis, essas são algumas das acomodações do hotel.
Perto do aeroporto de Lisboa, o Star In Lisbon Airport e de fato ele oferece uma experiência excelente. Com poucos minutos de caminhada, você chega na hora certa para pegar o seu voo. Sem atrasos, sem desconfortos durante a estadia, é tudo de bom não é mesmo?
Vai fazer suas reservas para o seu hotel? Aproveite e reserve com a Nomad Global o seu dinheiro para transitar com tranquilidade não só em Lisboa mas por outros países. Com a Nomad o seu dinheiro passa a falar o idioma do país que você está, e como todo o processo acontece virtualmente, fica muito mais fácil fazer suas compras, pagar sua conta em restaurantes e adquirir aquelas lembrancinhas.
Onde Comer?
Tascas, marisqueiras, locais para comer bacalhau, cervejarias e pastéis de nata, esses são os must have da vida gastronômica de Lisboa e por consequência de Portugal.



Tascas são os restaurantes menores frequentados pelos locais porque por lá é servido o que existe de melhor na cozinha tradicional portuguesa. Os melhores, na nossa opinião, são o do Zé da Mouraria, que serve frutos do mar com direito a azeite de oliva de alta qualidade e temperos como coentro e batatas.
Como falar de Portugal e não pensar em Bacalhau? Não dá, né? O suculento peixe é uma marca registrada do país e pode ser consumido de diferentes formas. Até aqui no Brasil, o item é apreciado em datas como Natal e feriados como a Sexta Feira Santa, por essas e outras que dizemos lá no início que o Brasil e Portugal estão conectados.
A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, serve bolinhos de bacalhau como nenhum outro local. Com bastante queijo da Serra da Estrela, o petisco, em especial o de lá, é de encher a boca de água antes mesmo de ser comido. O Bacalhau com Natas vem com molho branco e batatas. Já o Bacalhau a Gomes da Sé, em lascas, com azeite de oliva, com batatas, ovos, salsinha e, claro, bastante azeite de oliva.
Mariscos? Em Lisboa tem de sobra. As marisqueiras estão espalhadas pela cidade. Há algumas que servem desde berbigões, amêijoas, camarões gigantescos e até santolas. Os portugueses são pescadores de excelência, então, daí você já consegue saber o que esperar.
Entre as melhores está a Cervejaria Ramiro, que reúne a tradição e a gastronomia e proporciona momentos inesquecíveis. O Ramiro exige reservas, acesse o site para conseguir. Santola, Vôngoles e o camarão tigre, são algumas das coisas que encontra por lá. A marisqueira do Lis entra nessa lista também. Pratos regionais, cervejas refrescantes, mariscos saborosos e pães estão no cardápio.
Por falar em cervejarias, a Trindade é tradicional, já que surgiu em 1836, e serve até hoje no restaurante do estabelecimento. Há também a Musa e a 8ª Colina, que se destacam pelo ambiente e pela qualidade do que é oferecido.
Restaurantes sofisticados em Lisboa?
Se você nunca provou pastéis de nata, você não faz ideia do que está perdendo. O bolinho costuma ser pequeno mas o sabor é enorme. Na Pastelaria Santo Antônio, os pastéis são de comer rezando, já na Pau de Canela, que fica em Lisboa e arredores, com fabricação própria, é procurada pelos Croissants com doce de ovo e amêndoa e pelos fantásticos Pastéis de Nata.
Dicas Finais
Aqui estão algumas dicas finais e uma sugestão de conclusão para o seu texto sobre Lisboa:
Descubra os Miradouros: Lisboa é famosa por seus miradouros (mirantes), que oferecem vistas incríveis da cidade. O Miradouro da Senhora do Monte e o Miradouro de Santa Catarina são paradas obrigatórias para captar as melhores vistas da capital.
Vida Noturna: Para quem curte a vida noturna, o Bairro Alto e o Cais do Sodré são as melhores escolhas para encontrar bares e clubes agitados. Também vale explorar as casas de fado para uma experiência mais tradicional, como o Clube de Fado ou A Tasca do Chico.
Passeios de Elétrico: O tradicional Elétrico 28 leva os visitantes por um trajeto que passa por bairros históricos, como Alfama, Graça e Estrela, oferecendo uma vista panorâmica da cidade. Pegue seu ticket aqui.
Conclusão
Lisboa é uma cidade vibrante que harmoniza o tradicional e o contemporâneo, oferecendo experiências ricas para todos os tipos de viajantes. Das suas colinas com vistas deslumbrantes à sua cozinha irresistível, Lisboa é um convite a explorar cada esquina, onde o passado e o presente se entrelaçam de forma única.